Epifanisses

Epifanisses

domingo, 6 de novembro de 2011

Mentamorfoses

  Ontém, eu me deparei com uma citação de Joseph Campbell que sintetizou muitos pensamentos que andam parando sobre o meu pensar já há algum tempo. Mais uma de minhas epifanisses.
  'Você deve desistir da vida que planejou para ter a vida que o aguarda.'
  Às vezes, temos a sensação de que nada acontece na nossa vida, nenhuma novidade a move e, com isso, vamos desanimando frente às possibilidades que possam surgir eventualmente. Até que nos damos conta que, na verdade, as coisas que não acontecem não deixam de acontecer por mero destino, por imposição da própria vida, e sim porque não conseguimos olhar para as oportunidades que nos surgem por estarmos estreitamente vinculados com o que tinhamos planejado para nós mesmos. E, como sempre, temos duas saídas: ou nos mantemos frustrados no nosso planejamento que não deu certo, o que eu consideraria viver se alimentando de passado, ou nos libertamos para o desconhecido que nos aguarda. E nem sempre a melhor opção é a mais fácil de se realizar.
  Cada segundo que passa é como uma porta que se abre para deixar entrar o que ainda não sucedeu. Já dizia Saramago. É por isso que borboletas me encantam, seres quase mágicos que tem o dom natural de mudar e se libertar, dom este que talvez eu não possua assim, mas, com certeza, estou aprendendo. Hoje, onde a sua alma quer ir? Voltar ela não pode mais.




     

Um comentário: