Epifanisses

Epifanisses

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Notas sobre meu relicário


             Mais de um ano sem escrever aqui por muitos motivos, entre eles, a minha preocupação de não criar um alimentador de recalque, de viver olhando pra trás e não enxergar o presente que me cerca. Porém, de uns tempos pra cá, parei de ver este debruçar sobre o passado como uma fraqueza e comecei a percebê-lo como uma virtude. Virtude de quem é provido de subjetividade e que tem o discernimento de que olhar para o passado não se trata de lamentar o que já foi, mas sim de tentar entender o que se passa neste tempo que chamamos presente. É o aquilo sem nome, sem foco que move nossas vidas e que a psicanálise chamaria de “o desejo” e que eu defino como norteador das minhas escritas. Só quem tem um passado, uma narrativa, pode falar de presente.
            Cria-me um certo estranhamento ouvir algumas pessoas falarem: “Você tem que viver um dia após o outro sem olhar pra trás e sem pensar no amanhã. Viva o momento!” O que seria desta vida se a gente não pudesse olhar para a nossa história e desejar o que queremos pro futuro? Apesar de concordar que temos que estar conectados no que agora se passa, para mim, este pensamento nada mais é que uma tentativa de justificar a impulsividade (característica que muito me é familiar e me prejudicou incontáveis vezes)
Eu adianto que neste espaço você não vai encontrar o clichê “25 erros que você não deve cometer em um relacionamento” e, muito menos “como resolver sua vida amorosa em 17 passos”. Fujo deste maniqueísmo brega de categorizar pessoas entre bem e mal intencionadas, falsas ou verdadeiras, maduras ou não e é aí que vejo encanto nas coisas que escrevo. Não dou conselhos prontos, mas me questiono e , muitas vezes (outras também não), resoluções emergem destas perguntas que me faço. São questionamentos algumas vezes sem saída que depois de um tempo, quem sabe um ou dois anos, voltando a ler vejo que encontrei as respostas perdidas por aí, não em manuais mas em minha própria experiência, no meu próprio arquivo. E é por isso que eu carinhosamente chamo este espaço de relicário que guarda minha maior riqueza: os pensamentos do que me passa e me toca de alguma forma.

3 comentários:

  1. muito bonito! te aconselho a simplificar um pouco a linguagem. cria uma formalidade desnecessaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada! tenho momentos e momentos, hoje depois de um ano sem escrever por aqui, mereceu certa formalidade que faz parte do meu estilo literário!

      Excluir
  2. Comecei a ler por causa do teu sobrenome, que me é muito familiar, e terminei por apreciar bons pensamentos e uma boa leitura.

    ResponderExcluir